Quando o futuro invade o presente

Antes de uma conversa difícil, de um exame médico, de uma resposta importante ou de uma mudança que ainda nem sabemos se virá, nossa imaginação começa a construir cenários. Repetimos mentalmente situações, antecipamos perdas e tentamos nos preparar para aquilo que ainda não aconteceu. Muitas vezes, quando o momento finalmente chega, percebemos que ele foi bem diferente do que imaginávamos. Ainda assim, durante dias ou semanas, nosso corpo e nossa mente já haviam vivido aquele sofrimento como se fosse real.

Preocupar-se faz parte da vida. Quem ama se preocupa; quem assume responsabilidades procura prever dificuldades, evitar riscos e preparar-se para o futuro. Planejar é uma expressão natural da prudência. O problema surge quando deixamos de apenas nos preparar para o amanhã e passamos a habitá-lo emocionalmente, carregando hoje sofrimentos que pertencem apenas ao campo das possibilidades. Enquanto vivemos mentalmente um amanhã que ainda não chegou, deixamos de habitar plenamente o presente.

Essa distinção aparece com clareza em O Evangelho segundo o Espiritismo. Ao comentar a recomendação de Jesus para que não nos inquietemos pelo dia de amanhã, Kardec explica que essas palavras não convidam à passividade. Deus concedeu ao ser humano a inteligência para prever, trabalhar e agir. A previdência faz parte do progresso. O que o Evangelho questiona não é o cuidado com o futuro, mas a inquietação que substitui a ação e nos impede de viver com equilíbrio.

É justamente nesse limite entre o que podemos fazer e aquilo que não controlamos que a confiança na Providência encontra seu verdadeiro sentido. Como observa Kardec, ela não nos dispensa do esforço nem nos abandona diante das dificuldades; inspira ideias e fortalece nossos recursos morais para enfrentá-las, sem nos isentar das consequências naturais das escolhas.

Confiar na Providência, portanto, não significa esperar que tudo aconteça conforme desejamos, mas reconhecer que ela atua continuamente por meio das leis divinas, permitindo experiências, compatíveis com as necessidades evolutivas do Espírito, para aprender, crescer e progredir, qualquer que seja o desfecho.

Compreender, porém, não significa viver essa realidade de imediato. Muitos sabem que sofrer por antecipação não altera os acontecimentos e, ainda assim, percebem a mente retornando aos mesmos receios. Não se trata, necessariamente, de falta de fé. O Evangelho aponta a direção; no entanto, a transformação acontece gradualmente.

Joanna de Ângelis complementa essa reflexão ao mostrar que a ansiedade é alimentada pela maneira como nos relacionamos com os próprios pensamentos. Quando permanecemos presos a hipóteses e desfechos imaginados, o futuro passa a exercer mais influência sobre nós do que o presente. Sofremos antes do tempo porque transformamos possibilidades em experiências emocionais.

Frequentemente, esse movimento nasce de uma intenção legítima: proteger quem amamos, evitar erros ou tomar a melhor decisão. O sofrimento começa quando confundimos vigilância com controle. Repetimos mentalmente os mesmos cenários acreditando que isso nos preparará melhor, quando, na realidade, apenas fortalecemos o hábito da inquietação. Cada pensamento repetido alimenta determinado estado emocional, e cada emoção cultivada favorece o retorno dos mesmos pensamentos, formando um círculo que se fortalece com o tempo.

Embora esse ciclo de pensamentos e emoções contribua para alimentar a ansiedade, ele não explica a sua origem. Na perspectiva espírita, a ansiedade persistente reflete condicionamentos profundamente enraizados na personalidade do Espírito, formados ao longo da existência atual e também de sua trajetória evolutiva. Por isso, não se transformam apenas pela força da vontade, mas mediante um paciente trabalho de autoconhecimento, educação dos sentimentos e renovação moral.

A serenidade não nasce da ausência de incertezas. Podemos aprender a observar os pensamentos sem segui-los automaticamente, retornando, sempre que possível, ao dever do momento presente. Nesse exercício de observação, o indivíduo pouco a pouco identifica as crenças e os medos que sustentam a inquietação, tornando possível uma mudança mais profunda do que o simples esforço de afastar pensamentos desagradáveis. A oração, o estudo e a disciplina mental não eliminam todas as inquietações, mas fortalecem a calma necessária para atravessá-las.


🤔 Para refletir

Quando me preocupo com o futuro, minhas atitudes têm produzido ação serena ou apenas alimentado a inquietação? Tenho confundido planejamento com a tentativa de controlar aquilo que não posso controlar?


📚 Leituras para aprofundar

Allan Kardec. O Evangelho segundo o Espiritismo. Capítulo XXV — Buscai e achareis, especialmente os itens 6 e 7

Allan Kardec. O Evangelho segundo o Espiritismo. Capítulo V — Bem-aventurados os aflitos, item 13

Allan Kardec. O Livro dos Espíritos. Parte Segunda, Capítulo IX — Da intervenção dos Espíritos no mundo corporal, questões 523 a 532

Joanna de Ângelis (psicografia de Divaldo Pereira Franco). No Rumo da Felicidade. Capítulo 30 — Sem ansiedade

Joanna de Ângelis (psicografia de Divaldo Pereira Franco). Momentos de Saúde e de Consciência. Capítulo 16 — Em serenidade

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.